Doenças
Síndrome de Rett: o que é, características e diagnóstico da doença
Dra. Michele Patricia Migliavacca
05 de março de 2021
Compartilhe este artigo:
A Síndrome de Rett clássica se caracteriza como uma doença neurológica progressiva que afeta primariamente meninas. As pacientes apresentam um desenvolvimento normal até 6 ou 18 meses de vida, seguidos por um breve período de parada do desenvolvimento.
Em seguida, inicia o quadro de rápida regressão do desenvolvimento neuropsicomotor, com regressão da linguagem e das habilidades motoras, seguido por um longo período de estabilização.
Durante a fase de regressão podem aparecer movimentos estereotipados de mãos, adicionalmente choros inconsoláveis, gritos desconexos, comportamentos autistas, ataques de pânicos, bruxismo, episódios de apneia, ataxia, tremores e convulsões, que também podem aparecer.
Sintomas da síndrome de Rett
Os achados mais característicos são: período de regressão do desenvolvimento (1- 4 anos) seguido por período de estabilização (2-10 anos).
Os achados frequentes são:
- Movimentos estereotipados com as mãos (bater palmas, apertar as mãos, balançar as mãos)
- Perda parcial ou completa da fala
- Alteração na marcha
Os achados adicionais são:
- Distúrbios respiratórios
- Bruxismo
- Alteração do padrão do sono
- Escoliose/cifose
- Atraso no crescimento
- Gritos e risos inapropriados
- Diminuição da resposta à dor
Expectativa de vida
A expectativa de vida do paciente depende da gravidade dos sintomas e quadro clínico apresentado, podendo variar de um paciente para outro e ser determinado apenas mediante uma adequada avaliação médica.
Contudo, pacientes do sexo masculino com o diagnóstico da forma de Encefalopatia Neonatal Grave apresentam alta mortalidade neonatal devido às complicações da doença.
Tratamento da síndrome
Existem diversas terapias em investigação, porém até o momento não existe uma medicação específica, apenas o tratamento de suporte para os sintomas do paciente.
Hereditariedade da doença
O gene causador da doença MECP2 se encontra no cromossomo X, portanto a forma de herança é classificada como ligada ao X. A grande maioria dos casos acontece por mutações novas na família sendo o paciente o primeiro caso.
Estágios da síndrome de Rett
A Síndrome de Rett ocorre em quatro estágios:
- Estágio de desenvolvimento normal
- Estágio de estagnação do desenvolvimento
- Estágio de rápida regressão do desenvolvimento
- Estágio de estabilização.
Como é o diagnóstico da síndrome de rett?
O diagnóstico da síndrome de Rett se inicia pela avaliação clínica e investigação dos pacientes com sintomas característicos, seguidas de avaliação molecular para confirmação.
Testes genéticos de diagnóstico da Síndrome de Rett
O teste é realizado através da avaliação do gene MECP2, sendo a primeira avaliação através do sequenciamento do gene MECP. Caso este exame seja negativo e o paciente apresente sintomas característicos da síndrome, é indicado realizar a pesquisa de deleções e duplicações do gene, pois uma porcentagem pequena dos pacientes pode apresentar alterações deste tipo.
Referência bibliográfica: Kaur S, Christodoulou J. MECP2 Disorders. 2001 Oct 3 [Updated 2019 Sep 19]. In: Adam MP, Ardinger HH, Pagon RA, et al., editors. GeneReviews® [Internet]. Seattle (WA): University of Washington, Seattle; 1993-2021. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK1497/